quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Garanhuns Jazz Festival

Do Portal Garoa


 Um dos cinco principais eventos de Jazz e Blues do Brasil e o pioneiro do gênero no agreste de Pernambuco, oGaranhuns Jazz Festival, na sua quarta edição promete esquentar a programação de carnaval na Suíça Pernambucana.

No período de 5 a 7 de março, atrações locais e nomes de porte nacional e internacional como Andreas Kisser e Rick Estrin and the Nightcats, deixarão suas marcas no palco Ronildo Maia Leite, montado na Esplanada Cultural Guadalajara. Neste ano, a programação do Garanhuns Jazz Festival contempla atrações da Cultura Popular local; Rockabilly; Surf Music; Swing Jazz; Jazz Tradicional; Blues; Fusion Jazz; Armorial; Rock; Soul Music e Maracatu, entre outras.

A edição 2011 do Evento promete ser a melhor de todos os Festivais de Jazz já realizados na Cidade, com destaque para três atrações interessantes no palco: O Guitar Night – que traz pela primeira vez ao Nordeste um show com três dos maiores guitarristas da nova geração do Brasil: Igor Prado (SP), Big Joe Manfra (RJ) e Fernando Noronha (RS), será um grande duelo de feras da guitarra; A Noite da Percusssão – Quando o mestre da Bateria nacional, Robertinho Silva (RJ) vai fazer ensaios abertos e um grande show com o Projeto Batuque de Garanhuns, no Cardápio, Maracatu e Samba autêntico; e o Encontro dos Gaitistas – Encontro inédito de três feras da Gaita Diatônica (Blues) e Cromática (Jazz): Jefferson Gonçalves, Flavio Guimarães e Jeohvah da Gaita.

Mesas e cadeiras, totalmente gratuitas, estrutura coberta com iluminação especial, além de uma praça de alimentação com alguns dos melhores bares e restaurantes da Cidade, garantirão o conforto da platéia. A estimativa é de que um público 15 mil pessoas este ano assistam a maior reunião de guitarristas de Jazz, Blues e rock que o Estado já recebeu.

Além dos espetáculos noturnos, haverá também atividades diurnas com Workshops para músicos, e o Jazz Kids, com atividades educativas e recreativas para as crianças. Pelo segundo ano consecutivo haverá uma feira de música, com vendas e demonstrações de instrumentos musicais e com a presença de grandes marcas nacionais e internacionais, além de venda de souvenirs do Festival.

“Repetiremos também a bem sucedida promoção, em forma de um Concurso Cultural, na qual a população poderá ganhar prêmios respondendo a frase: Por que eu vou para o Garanhuns Jazz Festival 2011? As respostas devem ser enviadas pelo site do Festival (http://www.garanhunsjazz.com.br) até o dia 28 de fevereiro ou depositadas numa urna que estará disponível ao lado do palco durante todo o evento”, explica o curador do Evento, Giovanni Papaléo. As melhores frases serão premiadas com instrumentos musicais de nível profissional e brindes especiais. A entrega dos prêmios acontecerá durante os shows.

O Garanhuns Jazz Festival é hoje uma das principais alternativas no Nordeste para quem não quer brincar carnaval, atraindo pessoas de vários Estados da Região. De acordo com a Revista Negócios PE (edição de novembro 2010), o Evento injetou na Cidade, em 2010, mais de um milhão e seiscentos mil reais nos seus três dias de realização, a um custo de 10% deste valor.

= PROGRAMAÇÃO =

5 de Março (Sábado)

20h - Grupo de Dança do Castainho (PE)
21h - Don Angelo Jazz Combo (PE) com Atiba Taylor(USA) e Arthur Philipi (PE)
22h - Quinteto Violado
23h - Andreas Kisser

* 6 de Março (Domingo)

20h - Robertinho Silva (RJ) e Projeto Batuque de Garanhuns (PE)
21h - Sonoris Fabrica (PE)
22h - Guitar Night:
Big Joe Manfra (RJ)
Igor Prado (SP)
Fernando Noronha(RS) - Participação de The Bluz (PE) e Widmarck Souza (PE)
23h - Carlos Johnson(USA)

* 7 de Março (Segunda-feira)

20h - Banda de Pífanos Folclore Verde (PE)
21h - Encontro dos Gaitistas:
Jefferson Gonçalves (RJ)
Flavio Guimarães (RJ)
Jehovah da Gaita (PE) - Participação da UpTown Band (PE)
22h - Rick Estrin and the Nightcats (USA)
23h - Irmandade do Blues (SP) e Andre Matos (SP)

0 comentários:

Postar um comentário