quarta-feira, 25 de maio de 2011

Educação trabalha projeto de Conscientização Ambiental

Do Portal Garoa


Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e local sobre a importância das nossas atitudes na preservação do meio ambiente, alunos da Rede Municipal de Ensino, ligados ao Programa Acelera Brasil, estão vivenciando o projeto “Cidadão Consciente Protege o Meio Ambiente”.  

O Projeto, criado pela coordenação municipal do Programa Acelera Brasil, surgiu após um grupo de estudantes participarem em 2010 de um concurso para elaboração de reportagens com o tema: Hora de Reciclar. De acordo com a coordenadora municipal do Programa, Cícera Silvestre, para produzir o material foram realizadas pesquisas teóricas e de campo, com visitas a Fábrica de Sabão Lavandeira, no bairro Manoel Chéu, e a Fábrica de Vassouras Vitória, no Parque Fênix, que trabalham com material reciclável. “Com isso, os alunos produziram as reportagens e a estudante Rosângela da Silva Vital, da Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, foi premiada, sua reportagem ficou entre as dez melhores de Pernambuco”, explica.

Atualmente as atividades do Projeto contemplam pesquisas com orientação dos professores. Além disso, os alunos do Programa Acelera Brasil estão realizando palestras nas turmas do Ensino Fundamental das instituições de ensino onde estudam, abordando o tema reciclagem e meio ambiente.

O próximo passo será a criação de pontos de coleta de material reciclável nas escolas para subsidiar os trabalhos das duas fábricas de Garanhuns. Para tanto, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, que doou dez galões para a coleta de óleo de cozinha reaproveitável, um dos principais componentes para a produção do sabão em barra artesanal, além de bolsas coletoras de garrafas PET, matéria prima para a confecção de vassouras. As duas fábricas são ligadas ao Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A coleta nas escolas terá início em junho.

“Nós trabalhamos no intuito de formar cidadãos capazes de intervir e modificar o mundo que os cerca, através da preservação ambiental. E queremos também incentivar e fortalecer a sustentabilidade dessas fábricas de reciclagem estimulando o desenvolvimento econômico das comunidades envolvidas. É começando pelas crianças que vamos conseguir, pois elas serão futuramente os homens e mulheres responsáveis pelo planeta”, registra a coordenadora, Cícera Vieira.

ACELERA BRASIL - Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no País não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Programa Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade. Através de uma metodologia estruturada em quatro módulos, o programa busca diminuir, em um ano, os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/ série, contribuindo para que o aluno avance em sua escolaridade. Os estudantes são acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado para aplicar a metodologia do programa. Tanto os alunos como o professor têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. Após um ano, os estudantes voltam às turmas do ensino regular.

Em Garanhuns, o Acelera Brasil tem dez turmas em oito escolas da Rede Municipal de Ensino: Centro Social Monsenhor Callou, Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, Escola Municipal Jaime Luna, Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, Escola Municipal Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, Escola Municipal Virgília Garcia Bessa (Comunidade Quilombola do Castainho), e Escola Municipal Manoel Correia Evangelista (Sítio Cruz). Neste ano, a Secretaria de Educação do Município ampliou as atividades, que até 2010 eram restritas a cinco escolas. Ao todo 188 alunos na faixa etária de 9 a 14 anos de idade são contemplados com as atividades pedagógicas e de auto-estima.

0 comentários:

Postar um comentário