quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto Vem Ver Teatro forma novos Atores

Do Portal Garoa


O Vem Ver Teatro, projeto cultural viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, realizou no período de 8 a 16 de agosto, a conclusão das atividades da segunda turma do projeto de Iniciação para Atores e Diretores. As apresentações de esquetes foram realizadas em cinco bairros do Município; a Cohab 2, tendo como sede a Escola Simoa Gomes;  Vila do Quartel, na Escola Duque de Caxias;  Cohab 1, com aulas sendo ministradas no Clube da Vivência; comunidade da Liberdade, na  Escola São Cristóvão; e no Centro, que teve como sede a Escola Jerônimo Gueiros, o tradicional Estadual.

Nos esquetes, produzidos pelos próprios alunos, estão sendo apresentados peças, como: O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, dirigido por Anderson Jaime; Os Leprosos, de Adriano Marcena, dirigido por Géssica Geysa; A Beata Maria do Egito, de Raquel de Queiroz, dirigido Tamires Rodrigues; e O Brasil é Nordestino, de Julierme Galindo, dirigido por Valdir Ferreira.

Finalizada a etapa de apresentações de esquetes, o Grupo passará a ministrar oficinas de noções básicas de teatro, no intuito de incentivar a comunidade a adquirir gosto pela arte, bem como produzir teatro. A intenção é realizar a 2ª Mostra de Esquetes, produzida pelas comunidades visitadas, assim como aconteceu em 2010.

Quem se interessar em participar das oficinas deve procurar as instituições onde foram realizadas as encenações de esquetes, e realizar a inscrição. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para jovens a partir dos 12 anos de idade. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o coordenador do Projeto Vem Ver Teatro, Julierme Galindo, a proposta é incentivar o surgimento de novos atores e também de diretores, já que teatro não se faz apenas de cena. “É preciso ter alguém conduzindo o elenco e observando as falhas. Tudo isso é acordado com os alunos durante o curso. Estão surgindo novos nomes no teatro de Garanhuns, se eles persistirem na profissão, o Município terá, futuramente, grandes nomes”, garante o coordenador do Projeto, Julierme Galindo.

0 comentários:

Postar um comentário