terça-feira, 26 de julho de 2011

Vacinação contra o Sarampo é Prorrogada

Do Portal Garoa
Foto: Reprodução de Internet


A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que seria encerrada na última sexta-feira, dia 22, foi prorrogada até o dia 5 de agosto em todo o Estado. Pernambuco está entre os que não conseguiram atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde, que pretende imunizar 95% da população na faixa etária de 1 a 7 anos de idade.
Em Garanhuns, a meta é vacinar 13.160 crianças. Até a manhã da última segunda-feira, 25 de julho, haviam sido imunizadas 10.341, o que representa 78,58% da meta. Por isso, pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para receber a dose têm mais uma chance de proteger os filhos contra o sarampo. As vacinas estão sendo disponibilizadas nas 32 Unidades de Saúde da Família do Município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Pernambuco não tem casos de sarampo desde 1999, mas este ano já foram registrados 15 casos confirmados da doença no Brasil e milhares de pessoas foram atingidas na Europa. Neste ano, a vacinação foi antecipada em oito Estados (Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).  A Campanha teve início no dia 18 de junho, devido ao grande fluxo de turistas nessa época do ano, do registro de casos de doenças e baixa cobertura da vacina tríplice viral nessas regiões. No restante do País, a campanha será realizada no período de 13 de agosto a 16 de setembro.
SARAMPO – Trata-se de uma doença contagiosa que provoca febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece quando o doente expele secreções ao tossir, falar, espirrar ou respirar. A dose imuniza, também, contra a caxumba e a rubéola. A vacina é a única forma de proteger contra ao sarampo.

0 comentários:

Postar um comentário