quinta-feira, 17 de março de 2011

GARANHUNS – Prefeitura trabalha o Turismo Acessível no Município

Do Portal Gaora

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo, vem trabalhando um projeto de turismo acessível para o Município. O objetivo é viabilizar a inclusão social de pessoas com deficiência física, garantindo possibilidades de turismo, lazer e recreação a esse público. Para tanto, foram construídas rampas de acesso ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e a Esplanada Cultural Guadalajara, acompanhadas por placas indicativas. 
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura do Município, Gabriela Valença, esses primeiros instrumentos de acessibilidade instalados na Cidade se configuram num Projeto Piloto, testado para atender turistas durante o Garanhuns Jazz Festival 2011. “Aprovamos o Projeto e após realizarmos o competente processo licitatório para contratação de uma empresa especializada, iremos implantar cerca de 280 rampas de acessibilidade e placas indicativas que vão contemplar no centro da cidade: a avenida Santo Antonio e a rua Dom José; também a avenida Rui Barbosa; e atrativos turísticos como o Parque Euclides Dourado, o Parque Ruber Vander Linden (Pau Pombo); além das praças Irmãos Miranda, Dom Moura e  Tavares Correia, onde está localizado o Relógio das Flores. A previsão é que as obras tenham início já em 2011”, ressalta a secretária Gabriela Valença.

Segundo informações da Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (ADVAMPE), o Brasil tem hoje 28% da sua população com algum tipo de deficiência. Ainda segundo a Associação, Garanhuns está exatamente na média nacional. “Estamos preocupados em oferecer acessibilidade às pessoas que portam algum tipo de deficiência motora ou visual. Quando preparados turisticamente para receber esse público, garantindo-lhes a acessibilidade, naturalmente haverá um aquecimento na economia local”, salienta Valença.

A implantação do projeto de Turismo Acessível será viabilizado por meio de recursos captados junto ao Ministério do Turismo.

DIREITO - É possível promover a inclusão social no meio físico, através de rampas de acesso, banheiros adaptados, pisos táteis, guias rebaixadas, sinais sonoros, entre outros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) o direito a acessibilidade está descrito na Lei nº 10.098/00 - regulamentada através do Decreto nº 5.296/04, e Lei nº 10.048/00, que prevêem a adequação das vias e de espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios, nos meios de transporte e de comunicação, e do acesso a informação.

0 comentários:

Postar um comentário